segunda-feira, 11 de julho de 2011

MMA seleciona projetos a serem beneficiados com recursos do Fundo Clima

O Ministério do Meio Ambiente publicou, nesta quinta-feira (7/7), a primeira chamada pública que irá beneficiar projetos de economia de baixo carbono com linhas de crédito, não reembolsáveis, do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Poderão concorrer organizações da sociedade civil e governos.
Está prevista a aplicação de R$ 29.167.463,00 em projetos relacionados a desenvolvimento de tecnologias em áreas de populações vulneráveis, combate à desertificação, prevenção e sistemas de alerta a desastres naturais, campanhas de disposição de lixo, gestão pública para adaptação ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima, além de monitoramento de gases de efeito estufa em áreas de floresta e agricultura.
A chamada pública discrimina os temas de acordo com regiões do País que deverão ser contempladas com cada um. E estabelece que tipo de instituições podem participar.
"Os recursos serão liberados assim que terminar a seleção, pois já estão disponíveis no orçamento da União", informa o gerente do Fundo Clima, Estevan Del Prette, do MMA.
Segundo Del Prette, uma nova chamada deverá ser lançada nos próximos dias, para projetos que se referem a erosões das zonas costeiras e apoio aos planos setoriais da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que incluem desde controle de desmatamento até transporte, indústria, agricultura e mineração.
Acesse a chamada pública

Cerrado é tema central na 63ª Reunião Anual da SBPC em Goiânia

Foi aberta na noite deste domingo (10/7), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A reunião, um dos maiores eventos científicos da América Latina, termina no próximo dia 15, com uma estimativa de participação de aproximadamente 16 mil pessoas, entre profissionais, pesquisadores e estudantes. O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, participou da solenidade de abertura, representando a ministra Izabella Teixeira.
Neste ano, o encontro tem como tema central Cerrado: Água, Alimentos e Energia. O bioma foi escolhido por ser um ecossistema de alta relevância ambiental, com significativo potencial econômico e social. Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, "a expectativa é a de chamar a atenção para o potencial do Cerrado, para a necessidade de preservação, conservação e exploração sustentável".
Mercadante também falou sobre a questão da divisão dos royalties do Pré-sal, assunto atualmente em debate no Brasil. Ele defende a divisão para utilização no investimento à ciência e tecnologia. "Temos de priorizar educação, ciência, tecnologia e meio ambiente para construirmos um País diferente. Não podemos cometer erros históricos como outras nações exportadoras de petróleo", disse. Segundo o ministro, serão cerca de US$ 5 trilhões que entrarão na economia brasileira por meio do petróleo do Pré-sal.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil - anfitrião do evento, ressaltou a importância da SBPC ao longo da história como trincheira de defesa das liberdades e como fomentadora de avanços científicos e tecnológicos. Ele defendeu a necessidade de constar no Plano Nacional de Educação (PNE), que está em discussão no Congresso, a destinação de 10% do PIB para a área. Ressaltou, ainda, a importância em se pesquisar a biodiversidade na busca da preservação do Cerrado.
Código
No encerramento, a presidente da SBPC, Helena Nader, manifestou a preocupação da comunidade científica com a aprovação do Código Florestal Brasileiro no Senado, da forma como foi aprovado na Câmara. Ela disse esperar que os senadores observem as ponderações feitas pela SBPC, afirmando que o aumento dos índices de produção se deve à ciência, às pesquisas desenvolvidas nos diversos centros no País.
Fonte: Ascom/IBAMA-GO

Campanha sobre separação do lixo ganha hotsite

                                                      Foto Campanha sobre separação do lixo ganha hotsite

Está no ar, desde sexta-feira (8/7), o hotsite separeolixo.com do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa faz parte de uma série de medidas que visam sensibilizar a sociedade para o grave problema da destinação do lixo no Brasil. No hotsite, as pessoas poderão acompanhar de perto a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um conjunto de metas que irá contribuir para a eliminação dos lixões (até 2014), e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual e municipal.
O hotsite dará suporte à campanha nacional - Separe o lixo e acerte na lata - que está sendo veiculada nos principais meios de comunicação. O site será alimentado periodicamente e contribuirá com a mobilização social de separação dos resíduos sólidos. Serão divulgadas informações que estimulem a reciclagem, valorizem o trabalho dos catadores e destaquem as ações do programa de erradicação da miséria voltadas para geração de emprego e renda às famílias desses trabalhadores.
Essas mudanças de atitudes colocam o Brasil em patamar de igualdade aos países que mais se preocupam com o meio ambiente. Navegando pelo hotsite você irá conhecer mais da riqueza ambiental e social do lixo, aprender a forma correta de separação dos resíduos sólidos e entender melhor sobre os impactos no meio ambiente, a prática do consumo consciente e a importância da redução do volume de lixo.