terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Copa Verde 2010-A Copa do Mundo de 2014 vai comercializar produtos sustentáveis de pequenos produtores, comunidades indígenas e extrativistas

Vem aí um compromisso para a rede hoteleira: durante a Copa de 2014, todos os hotéis das 12 cidades sedes do Mundial de Futebol da Fifa terão que comercializar produção sustentável de pequenos agricultores, povos tradicionais e comunidades indígenas dos sete biomas brasileiros. O projeto nasceu de uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura e Sebrae, dentro do Programa Copa Orgânica.

Para os ambientalistas e gestores públicos o programa é importante, pois vai escalar uma comunidade que está sempre de fora do jogo econômico para entrar em campo e participar da Copa de 2014. O projeto vai facilitar o acesso ao mercado para a produção de pequenos empreendedores, quilombolas, povos tradicionais e indígenas. A preservação da floresta começa por aí: dar renda e emprego para quem vive da mata em pé, pois sem condições de entrar no mercado por seus produtos, os habitantes da floretas acabam por comercializar a madeira. E aí começa o desmatamento.
Projeto TalentosDos 125 projetos selecionados, 46 envolvem produções extrativistas e vão compor a cesta das chamadas amenities, produtos de uso pessoal, geralmente miniaturas, como essências, sabonetes e artesanatos, oferecidos aos hóspedes ou comercializados na rede hoteleira. O projeto está orçado em R$ 3,2 milhões e vai fazer chegar aos turistas brasileiros e estrangeiros que usarem a rede hoteleira, nas 12 cidades sedes dos jogos, vários produtos da sociobiodiversidade.
Os empreendimentos foram selecionados por edital, como parte do Projeto Talentos do Brasil Rural, do Sebrae, e enviados à Secretaria e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA. O resultado final da seleção está previsto para este mês de fevereiro. Os recursos para cada ação dependem do tamanho da iniciativa, não implicando em repasse direto. Os empreendimentos devem receber assistência técnica, capacitação e apoio dos órgãos envolvidos para agregar valor e se tornar atrativos e competitivos no mercado. Para a diretora do Departamento de Extrativismo, Cláudia Calório, além da abertura de um mercado, a iniciativa vai servir para divulgar e disseminar o uso de alguns produtos da sociobiodiversidade brasileira. "O apelo social é forte, pois vai capacitar os pequenos produtores a conquistar novos nichos de mercado para uma produção sustentável", diz Cláudia Calório e acrescenta: "Este tipo de projeto preserva a natureza e garante emprego e renda para os povos que vivem da sociobiodiversidade, sem derrubar as florestas ou degradar o meio ambiente".

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “ENCONTROS SOCIOAMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE - AMIGOS DO PLANETA"

Recife Colégio Boa Viagem Turno da TardeProjeto cultural e pedagógico que irá propor reflexões e ações em educação ambiental para a sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo consciente, lixo e reciclagem, comunicação ambiental, para uma nova geração de líderes do
amanhã. O objetivo é aproximar professores e alunos das questões que envolvem a temática meio ambiente e sociedade e o uso responsável dos recursos naturais, dentro do conceito de ciclo de vida dos produtos, permitindo a reflexão sobre as ações sobre o meio ambiente e o consumo responsável e fornecendo subsídios para que ocorra uma ação transformadora de hábitos e atitudes, tomando a própria escola como o exemplo que quer ver na sociedade.

22 / 02 / 2011Brasil é o novo membro do Painel de Sustentabilidade Global da ONU

A ministra Izabella Teixeira aceitou o convite feito há alguns dias pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para compor o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global. Além do Brasil, Barbados também passa a integrar o painel, com o primeiro-ministro Freundel Stuart. Os novos membros participam da próxima reunião do colegiado, marcada para os dias 24 e 25, na Cidade do Cabo (África do Sul).
Criado em agosto de 2010, o painel é focado na discussão de oportunidades e desafios do desenvolvimento sustentável. Ele reúne personalidades renomadas mundialmente para formular um novo projeto de desenvolvimento para o Planeta.
Reconhecendo que as alterações climáticas, a escassez de água, a perda da biodiversidade, a destruição de ecossistemas e as mudanças nos padrões demográficos e de consumo exigem novas abordagens para garantir o alcance dos Objetivos do Milênio, o painel pretende explorar abordagens para a construção de uma economia ‘verde’, de baixo carbono, capaz de erradicar a pobreza e garantir vida digna para todos.
Agenda – Nesta segunda-feira (21), a ministra Izabella participou, em Nairóbi (Quênia), do Fórum Global de Ministros de Meio Ambiente e da 26ª Sessão do Conselho de Administração do PNUMA, que é o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Na quarta-feira (23), a ministra segue para a África do Sul, onde participa, nos dias 24 e 25, da reunião do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global da ONU. Em seguida, Izabella parte para Nova Déli, na Índia, para o quinto encontro do BASIC – grupo de países formado por Brasil, África do Sul, Índia e China -, que ocorre de 25 a 28 de fevereiro. (Fonte: Maiesse Gramacho/ MMA)