segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programa Fumaça Negra vistoria 139 veículos

Novas vistorias do Programa Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ocorreram nos municípios de Paracuru, Umirim e Santa Quitéria. Realizada pela equipe do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia, a atividade tem como objetivo coibir os poluentes atmosféricos das fuligens dos veículos movidos a diesel. A ação ocorreu de 14 a 16 deste mês e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Ao todo, 139 veículos foram vistoriados, sendo que destes, apenas três apresentaram índices de fumaça superior a 40% do nível permitido pela Escala de Ringelmann, equipamento que avalia o teor de fuligem dos automóveis.

As fiscalizações do Programa Fumaça Negra são feitas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelman, que apresenta cinco densidades colorimétricas. Os veículos que apresentarem densidades variando entre 20% e 40% (padrões nº1 e 2), são liberados para o tráfego.

Os condutores autuados têm o prazo de até 15 dias para comparecerem à Semace com o veículo regularizado. As multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81 e, constatada a regularização dentro dos padrões, o proprietário do veículos pode ter redução de 50% do valor da multa.

Desde 1990 a Semace, por meio do Nuam, realiza fiscalizações através do Programa Fumaça Negra. A autarquia trabalha de acordo com a legislação vigente no intuito de disseminar a conscientização da população sobre os efeitos causados ao meio ambiente gerados pela poluição dos veículos movidos a diesel.

Semace promove reunião com consultores ambientais para apresentar o Agendamento Eletrônico

Na próxima terça-feira, 21, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fará uma apresentação do sistema de Agendamento Eletrônico para os consultores ambientais. O evento começará às 16 horas, no auditório Régia Nântua, na sede da instituição, em Fortaleza. O coordenador de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento, Luíz Corrêa, será o responsável por apresentar a nova metodologia, que reduzirá, em média, 50% do tempo de resposta para um pedido de licença ambiental.

A iniciativa faz parte do redesenho de processos que está sendo adotado pela autarquia. O objetivo é dar maior velocidade e praticidade aos serviços prestados à população. Atualmente, a Semace recebe cerca de 60 requerimentos de licenciamento ambiental por dia. O atendimento é feito por ordem de chegada. Em alguns casos, a documentação exigida é entregue incompleta, o que acarreta demora nos trâmites.

A partir da implantação do Agendamento Eletrônico, aqueles interessados em dar entrada aos pedidos terão que agendar, no sítio da Semace (www.semace.ce.gov.br), o dia e a hora, de acordo com a disponibilidade, para serem atendidos por uma equipe multidisciplinar, que fará a análise da documentação necessária, sendo o pedido protocolado somente se esta estiver completa.

10/10/10 - Mãos à obra no "Dia Global e Soluções Climáticas"!

A 10/10 é uma campanha que começou na Inglaterra em 2009 para ajudar e unir um movimento de cidadãos, escolas, organizações, governos e empresas para cumprir o ambicioso objetivo de reduzir as suas emissões em 10% até 2010.  A 350.org Brasil, está liderando nacionalmente a Campanha 10/10/10  para apoiar as pessoas que querem aderir a este objetivo, e para coordenar projetos de sustentabilidade em todo o Brasil no dia de Soluções Climáticas em 10/10/10.

Inscrições prorrogadas para o Prêmio A3P

As inscrições para o 2º Prêmio Melhores Práticas da A3P foram prorrogadas até o dia 01 de outubro. Podem participar do Prêmio todas as instituições públicas que possuem Termo de Adesão com a A3P vigente.
As iniciativas devem ser inscritas de acordo com as três categorias do Prêmio: Gestão de Resíduos; Uso Sustentável dos Recursos Naturais - dividida em duas subcategorias (Melhor Gestão da Água e Melhor Gestão de Energia); e Inovação na Gestão Pública.
O Prêmio irá selecionar três iniciativas em cada uma das categorias que receberão um troféu e um certificado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição e do relatório da iniciativa em formato eletrônico, CD ou DVD, que deverá ser encaminhado por remessa postal registrada, endereçada ao Prêmio Melhores Práticas da A3P , Caixa Postal no 10.851, CEP: 70306-970, Brasília/DF.
Mais informações sobre o Prêmio estão disponíveis em www.mma.gov.br/a3p ou pelo e-mail a3p@mma.gov.br. Telefone para contato: (61) 2028-1830/1535.